Mudança
UFPel pretende alugar prédio do Campus II da Católica
Tudo indica que a assinatura do contrato deve se dar nas próximas semanas
Carlos Queiroz -
Os rumores que cercavam o destino do prédio do Campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) devem chegar ao fim ainda este mês já com o nome da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) à frente do espaço. As negociações, de acordo com o reitor da Federal, Mauro Del Pino, estão avançadas e a assinatura do contrato deve se dar nas próximas semanas. Já a UCPel optou por não se pronunciar sobre o assunto.
O campus, que abrigou, nos últimos 30 anos, pelo menos seis cursos e milhares de estudantes, deverá voltar a assistir o fluxo de alunos e professores já no próximo ano. A ideia é, segundo Del Pino, reunir no local as graduações hoje dispersas nos diversos locais alugados pela instituição, como a Museologia e a Geografia, que estão hoje nos antigos prédios do Canguru e do Colégio Sallis Goulart. “Se conseguirá dar mais condições e qualidade para professores e alunos hoje dispersos em muitos pontos da cidade”, reforça o reitor.
A mudança também representa economia. Esta também é a expectativa da atual gestão, que dialoga com a que deve assumir em janeiro do ano que vem para dar andamento às alterações planejadas. O aluguel pago hoje nos diversos espaços mantidos pela Federal é mais caro, aponta Mauro, do que aquele que será investido no Campus II. “Estaremos transferindo recursos de vários aluguéis, que mantemos com pessoas diferentes, para um único aluguel, um único contrato. Será muito mais benéfico para a universidade e também para o orçamento.” Para o local também estão previstos investimentos em pesquisa e extensão, como espaços de ensino e também bibliotecas. Entre as vantagens estão ainda a proximidade do prédio a outros instalados na região do Porto, como o do Direito, o Instituto de Ciências Humanas e o Centro de Artes, facilitando a circulação do transporte gratuito oferecido pela Federal entre estes locais.
A UCPel, por meio de sua assessoria de imprensa, não quis confirmar as negociações com a UFPel tampouco comentar o futuro do prédio em virtude de não existir nada em definitivo ou assinado.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário